Como ganhar dinheiro?

Se você chegou até aqui, provavelmente através de uma pesquisa na internet, ou talvez por uma indicação de algum conhecido, puxe o banco e sente-se a vontade. Como ganhar dinheiro? Pergunta simples, mas cuja resposta remete a necessidade de algumas explicações.

No Brasil é comum as pessoas, ao sentirem a necessidade, se indagar ou questionar aos mais próximos como podem ganhar mais dinheiro. Existem algumas possibilidades mais óbvias, como trabalhar mais, procurar um emprego que pague mais… Entretanto, estas saídas simplistas nem sempre têm um efeito consistente ou recompensador.

Primeiro, vamos refletir sobre a pergunta: “Como ganhar dinheiro?”, ou, “Como ganhar mais dinheiro?” Ora, vivemos em um país capitalista, no qual você vende ou seu… trabalho?! - E em troca recebe uma recompensa por isso. Na verdade, você vende o seu tempo. É isso mesmo! Uma vez que você trabalhe para alguém, você dispensa um tempo da sua vida fazendo tarefas e é pago para isso.

Dessa forma, você vende parte da sua preciosa vida em troca de dinheiro. Bom, existe outra questão a ser discutida na pergunta “Como ganhar dinheiro?”. Você não ganha dinheiro! Na verdade você produz esse dinheiro, trocando seu tempo de vida por ele. É por isso que os norte-americanos utilizam a expressão “how much do you make in [job]”. Em uma tradução livre é “quanto você faz como [profissão]”.

Agora, eu perguntaria o seguinte: “Ricardo, mas o que isso tem a ver com ganhar dinheiro?”

Isso tem tudo a ver com ganhar dinheiro.

Pense no sentido das duas frases. Na primeira atrelamos a nossa renda ao conceito de “ganhar”. Consultando algum dicionário online você poderá ver que “ganhar” tem como sinônimos “obter”, “receber”, “embolsar”. Ao passo que “fazer” tem como sinônimos “criar”, “conceber”, “gerar”, dentre outros.

Em virtude desses comparativos, eu lhe convido a refletir sobre estas duas situações.

Elas têm significados divergentes. Quando você “ganha” algo, parece que não há necessidade de empenho, podendo ser associado até mesmo a sorte.

Por outro lado, quando você “faz” algo, está implícito que houve atitude da sua parte. Você foi lá e fez, e por isso merece a recompensa. Convido-lhe mais uma vez a refletir sobre isso.

Este é um ponto importante. Se você quer mais dinheiro, precisará pensar em “fazê-lo” e não em ganhar mais. Você precisa tomar decisões, ter atitude e colocar energia em seus planos. Quem espera ganhar mais vai ficar a mercê de decisões e atitudes alheias. Quem tem iniciativa própria, vai e faz. Pode errar, sim, é natural que nossas tentativas resultem em falhas. Mas isso faz parte do processo. E você pode aprender a utilizar os erros para tirar deles lições e aumentar a sua assertividade.

Mas… por onde eu começo?!

Vamos supor que você leu até aqui, entendeu a ideia, mas fica confuso, sem saber como implementar esses conceitos em sua vida, na prática.

Fique tranquilo, não é algo óbvio que se possa fazer imediatamente sem antes entender os conceitos básicos de finanças. Ainda, antes do assunto finanças, é necessário entender um pouco a respeito do comportamento humano relativo a finanças. Porquê fazemos as escolhas que fazemos habitualmente quando o assunto é dinheiro? Fazemos escolhas adequadas, em geral, no dia a dia de nossas vidas? Vamos começar construindo respostas a estas questões. Depois disso, trabalhar com finanças propriamente dita ficará mais fácil e gratificante.